quinta-feira, 10 de abril de 2014

Marcelino Pão e Vinho

Imagens/vídeos:





Informação: Este desenho animado educativo e bonito inspirou-se provavelmente no filme espanhol “Marcelino Pan y Vino”. O protagonista é uma criança que, diz o genérico, tem “magia e poder”. A verdade é que, mesmo que não fosse a magnífica pessoa que é, o Marcelino tem qualquer coisa de especial. Consegue falar com os animais, inclusive. O Marcelino é abandonado ainda bebé ao pé de um mosteiro. Os homens que lá vivem acolhem-no e dão-lhe o nome, pois o dia em que o encontraram é dia de São Marcelino. O rapaz cresce, torna-se uma criança pura e altruísta e lá vai vivendo as suas aventuras fora do comum com os seus amigos também fora do comum. Um deles é Candela, uma jovem bonita mas estranha. A Candela aparece de vez em quando vinda sabe-se lá de onde e pouco depois vai sabe-se lá para onde. Se não fosse a diferença de idades entre ela e Marcelino, dir-se-ia talvez que eram um casal, pois Candela tem por hábito beijar Marcelino (na bochecha, bem entendido…). Os outros amigos do Marcelino são muitos e incluem um fantasma, um rato e o capitão de um barco.

Alguns episódios
- O veado, o rei da floresta, está prestes a abandonar o seu posto e chama o Marcelino. Então, diz-lhe que ele tem de arranjar outro animal da floresta que a possa governar. O Marcelino sugere vários, mas o veado recusa as sugestões de Marcelino e sugere Ivan, o javali. O problema é que Ivan não está para aí virado, porque ele é agressivo e detesta toda a gente da floresta. O Marcelino tem então de enfrentar Ivan numa espécie de combate. No final do combate, Marcelino chega-se a ele e pergunta: “Ivan, porque és tão mau?”. Ivan, consumido pelo cansaço e pela raiva que o persegue há muitos anos, chora e responde: “Porque...ninguém gosta de mim.”. O Marcelino explica-lhe que todos podem gostar dele se ele não fizer tanto mal e Ivan, após chorar mais um pouco, resigna-se e toma o posto de rei da floresta, desta vez com boa vontade.

- Um balonista desconhecido pede um quarto aos homens do mosteiro (que, naturalmente, se tratam uns aos outros por “irmão”) para descansar e para se pôr mais apresentável. Quando um dos irmãos vai ver como está o balonista, apanha um susto ao descobrir que ele é ela; é uma mulher! Uma mulher chamada Sylvia Morris, que prefere que a tratem por Morris. Os irmãos discutem entre si, constrangidos, porque sempre foi proibido acolher mulheres no mosteiro. O Marcelino defende Morris e acaba por os convencer a deixá-la lá ficar por uns tempos.

- Certo dia, um homem que perdeu a memória é acolhido no mosteiro. Como ninguém sabe o nome dele, o Marcelino chama-lhe Quinta-feira! Porquê? Porque conheceram o homem numa quinta-feira! Algum tempo depois (acho que até foi noutro episódio, mas enfim...), o homem começa a lembrar-se e revela-lhes que se chama Mauro Fernández, mágico de profissão. Antes de ele partir, Marcelino pergunta-lhe se ele prefere que lhe chamem Mauro, Fernández ou Quinta-feira. Ele responde: “Gosto que tu me chames Quinta-Feira.”. É, este desenho animado era uma ternura...

Uma(s) voz(es): Ângela Marques; António Vaz Mendes; Raquel Rosmaninho; Raul Constante Pereira

Uma(s) personagem(ns): Candela; irmão Ding-Dong; irmão “Pap”; irmão Pássaro; irmão Provérbio; Ivan; Marcelino; Quinta-feira; Sylvia Morris

Genérico:
Já uma lenda previa
Que ia nascer
Uma criança diferente
Com magia e poder

Foi no velho mosteiro
Que alguém o abandonou
Nos degraus, ao frio e ao vento ficou

Seu nome é Marcelino
Pão e Vinho; é incrível...
Marcelino; um herói
Com alegria leva a vida

Seu nome é Marcelino
Pão e Vinho; corajoso...
Marcelino; com a ajuda
Dos amigos venceu

Na neve fria um herói nasceu


Interpretado por: ?

12 comentários:

  1. Lembro-me de ver isto na RTP2 em 2001 ou 2002. Bons tempos.

    ResponderEliminar
  2. você se lembra em que canal da tv aberta passava?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei ao certo, mas estou quase certo de que foi ou na RTP1 ou na RTP2.

      Eliminar
    2. Eu assistia no sbt de manhã antes de ir pra escola

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Em Portugal deve ter passado no canal RTP. Aqui no Brasil deve ter passado entre 2004 e 2005 no SBT.

      Eliminar
    2. Na vdd este desenho passou nos anos 90.

      Eliminar
    3. Como é que passou nos anos 90, se o desenho lançou em 2001? Nada haver!

      Eliminar