segunda-feira, 6 de julho de 2015

Os Três Amigos e o André

Imagens/vídeos:





Informação: Simples e com episódios isolados uns dos outros. Neste programa, há o André, é claro, e os seus amigos Chico, João e Tomás. E há um grupo de três raparigas que se dá com eles, embora os ache um pouco “estúpidos”, nas palavras da Linda. Por falar nela…o Chico tinha uma paixão platónica pela Linda, mas os seus modos não eram os melhores. Nem os dele nem os dos seus amigos; o André até tinha o hábito de chegar ao pé dos seus amigos e dizer: “Olá, nabos!” ou “Olá, cabeçudos!” com um tom que não parecia ter nada de brincalhão. Pelo meio do desenho animado, o André diriga-se a nós (espectadores), chamava-nos um nome e anunciava um pequeno sketche que vinha aí (uma espécie de anedota: curta, mas divertida). Era uma coisa como: “Olá, cabeças de ervilha! Mais um momento d’Os três amigos e o André!”. Não conheço nenhum outro desenho animado em que insultem o espetador…

À parte disto...estes dois grupos tinham uma dinâmica no mínimo interessante. Os tais insultos do André faziam parte dela (e ele ia mudando de "nabos" para "idiotas", de "toscos" para "cabeçudos", etc...). Depois, havia uma espécie de relação amor-ódio entre os rapazes e as raparigas. Já sabemos que o Chico gostava da Linda, mas no fundo todos a achavam bonita. A questão é que nenhum deles sabia ser delicado com elas. Pelo contrário, tratavam-nas mais ou menos como o André os tratava, ou seja, menosprezando o valor delas e vivendo num constante ambiente de competição. Havia sempre qualquer coisa para um se afirmar mais que os outros. Tanto que, um dia, as raparigas e os rapazes envolveram-se num "combate" que envolvia fazer o melhor jornal da escola. Começaram com concorrência leal, mas acabaram a denegrir os seus "adversários" publicando fotos humilhantes deles. É, nenhuma destas 7 pessoas era um modelo de virtudes. Até certo ponto, pareciam mesmo crianças da escola...


Alguns episódios
- O André, o Chico, o Tomás e o João são encarregados de cantar num evento qualquer. Não estar a dar pulos de alegria em relação a isso, mas lá vão engolir o sapo. Acontece, contudo, que o Chico descobre que é alérgico a algumas flores e, ao cheirá-las, fica com o nariz meio entupido. Ironicamente, isto dá-lhe uma voz marcante e bonita. A voz “entupida” do Chico torna-se famosa e ele vai dando espetáculos, fazendo do André o seu moço de recados. Eis que, antes de um grande concerto, o Chico pede flores ao André para ficar com o nariz entupido. O palerma do André arranja flores...mas de plástico! E o Chico não muda de voz, mantendo a sua voz de Isabel Ribas! O Chico fica furioso e exige-lhe flores a sério, mas o tempo passa e o concerto vai começar. Resultado: o Chico tenta cantar com a sua voz normal...e ninguém gosta.

- Os três amigos, o André e as três amigas decidem fazer uma competição para ver quem consegue ficar acordado até mais tarde. Durante a competição, acontece de tudo: alguns tomam café; outros põem os pés em gelo; distraem-se; ligam uns aos outros para saber quem está acordado. E sabe-se lá mais o quê. No fim, o Chico ganha a competição e o seu prémio é ir ao cinema com a Linda. Mas ele não aproveita, porque adormece no cinema!

- Os pais do Chico levam-no a fazer terapia e o terapeuta aconselha um animal de estimação para o Chico. Escolhem uma catatua e o Chico afeiçoa-se a ela. Tanto que faz questão de estudar com ela ao ombro. A ponto de recusar a ajuda do André quando o André aparece com uma folha com as respostas do teste que a professora vai dar dentro em breve! Pois é; o reguila do Chico prefere estudar, mesmo. Mas como este desenho animado nem sempre era justo, o André tem melhor nota. Quando o Chico reclama, o André diz-lhe: “Tiveste a tua hipótese! A culpa é toda tua, falhado!”. O que já é mau. Mas piora. Como? A catatua ouve a frase do André e desata a repeti-la como um papagaio!
“A culpa é toda tua, falhado!” “A culpa é toda tua, falhado!”

Uma(s) voz(es): Cristina Carvalhal; Helena Montez; Isabel Ribas; Paula Fonseca

Uma(s) personagem(ns): André; Chico; João; Linda; Mimi; Tomás

Genérico: Instrumental

2 comentários:

  1. Lembro-me de ver este desenho animado. Tenho saudades de ver estes desenhos animados que marcaram a minha infância.

    ResponderEliminar