sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Roger a Jato

Imagens/vídeos:


Informação: Ah, os bons velhos tempos em que o Canal Panda passava desenhos animados curta-metragem durante os intervalos...era adorável. Não que os videoclips com músicas simpáticas ou o leão Max sejam maus; não é isso. É só que aqueles desenhos animados "obscuros" e simples eram mesmo uma delícia, desde O Bucha e o Estica até ao nosso Roger a Jato.

Então, que se pode dizer sobre este Roger a Jato, além de ter sido um programa muito prejudicado pelo Acordo Ortográfico (Jacto-Jato)? Bem, não muito! A verdade é que era um programa simples com um herói - Roger - que derrotava vilões. Ou melhor...um herói não propriamente inteligente que enfrentava vilões que também não primavam pela inteligência. É, este programa conservava não só o desenho simples de Hoppity Hooper, mas também o seu humor simpático. À parte disso, o interesse maior de Roger a Jato passava por dois pontos que não eram os episódios em si. Ponto um: as acusações que o programa sofre agora de racismo e de patriotismo extremo (o que até é compreensível, pois os vilões deste programa eram geralmente orientais ou pessoas de etnia não-caucasiana...além de o próprio Roger estar vestido de azul, branco e vermelho e de o genérico do programa entoar sem vergonha as palavras "águias" e "liberdade", palavras tão facilmente associadas à América mais nacionalista). Ponto dois: o genérico em si! É que, apesar de ser potencialmente nacionalista a mais, o genérico era uma delícia. Melhor que os próprios episódios, lá está...um coro de mulheres cantava com um ritmo simples mas muito agradável a importância que Roger a Jato tinha na luta pelos EUA, em conjunto com a sua equipa, cujo nome era "As Águias Americanas" (e lá volta o patriotismo...:P). Não contando com as polémicas que ela agora causa, a música de Roger a Jato era uma alegria, essa é que é essa!

Alguns episódios
- Como vos disse, o melhor do programa era o genérico, por isso não me lembro de quase nada. Mas lembro-me de um episódio em particular em que uma personagem - possivelmente um vilão - se enganava a dizer o nome do Roger a Jato e lhe chamava algo como "Roger a Jepto". O Roger corrigia: "a Jato!". Inicialmente, isto era só assim, mas a coisa começou a ficar divertida quando o narrador do programa, ao narrar, também se começou a enganar! Pois é; a dada altura já o narrador dizia em que sarilho se estava a meter o "Roger a Jicto!". E o Roger, aborrecido, quebrava a quarta parede e corrigia o narrador: "a Jato!". Isto continuou até ao fim. Quando o narrador ia dar a sua habitual despedida, dizendo-nos para aguardar por mais aventuras do Roger e d'As Águias Americanas, ficou cerca de 20 segundos a tentar atinar com o nome do nosso herói! :D

Uma(s) voz(es): João Pinto; Rui Velasco; Vasco Luz

Uma(s) personagem(ns): Roger a Jato

Genérico:
Roger Ramjet and his eagles
Fighting for our freedom
Fly through and in outer space
Not to join him but to beat him

Roger Ramjet, he's our man
Hero of our nation
For his adventures just be sure
And stay tuned to this station

So come and join us all you kids
For lots of fun and laughter
As Roger Ramjet and his men
Get all the crooks they're after

Roger Ramjet, he's our man
Hero of our nation
For his adventures just be sure
And stay tuned to this station


Interpretado por: ?

3 comentários:

  1. acho que tenho um episódio do roger a jato numa vhs minha.

    ResponderEliminar
  2. Daqui Rojer a Jato... ;-) o João Pinto.
    Acabo de conhecer este Blog pelo Rui Velasco.
    Saudações a todos os amantes de desenhos animados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bem-vindo, João, espero que vos apeteça visitar o blog mais vezes, de vez em quando. E se me permite, também aproveito para dizer que sou grande apreciador do seu trabalho como dobrador; acho que há muito poucas vozes como a sua e apreciei particularmente o seu trabalho nos Medabots e na Carrinha Mágica.

      Eliminar