sábado, 2 de abril de 2016

O Cantinho da Bebé

Imagens/vídeos: 


Informação: Como eu gostava disto quando era pequeno…este programa passou quando eu ainda tinha menos de 6 anos. Até pedia à minha mãe para ela me cantar o genérico ao deitar. Ela não sabia, coitada…não via o programa! Adiante; a Bebé era uma bebé (não! A sério?! XD) que morava lá no seu…bem…no seu cantinho, pois!, uma espécie de casa com quintal! Com os seus amigos. Estes eram uma gata, um rato (Rui), um pássaro enorme e um cão (Bobi, que se lê “Bóbí”, um daqueles cães com pêlo à frente dos olhos). O genérico, creio, expressa bem a principal característica de cada personagem. Só tenho pena de não me lembrar melhor dos nomes...enfim, todas estas personagens, incluindo a Bebé, eram marionetas tipo Rua Sésamo. A Bebé e os seus amigos encantavam-nos e ensinavam-nos coisas simples, como não comer demais e lavar os dentes antes de deitar. A ironia era que, apesar de a Bebé ser a personagem principal e uma marioneta muito laroca com carinha de bebé, a maior parte dos episódios tinha como estrela personagens que não a Bebé...

Alguns episódios
- O que mais me marcou foi, sem dúvida, este: o episódio em que Bobi entrou, meio contrariado, numa espécie de dieta. O coitado do cão andava chateado por não poder comer como queria. Foi então que o pássaro se deixou levar pela sua vontade de ter um brinquedo novo e prometeu ao cão que, se ele lhe desse a sua pistola de brincar, ele lhe dava toda a comida que ele quisesse! O Bobi aceitou e o pássaro deu-lhe montes de comida. Mas o Bobi estava tão guloso que não se conseguiu controlar. O pássaro avisou-o que não comesse tanto, senão ainda explodia. O Bobi respondeu-lhe que não dissesse disparates. Pois, mas...acontece que, pouco tempo depois, o Bobi espirrou...e explodiu! O pássaro tapou os olhos, lamentando-se: "Explodiu!". Pois é! E enquanto dezenas de crianças choravam a trágica morte do Bobi, o pássaro acordou! Assim nos revelaram que todo este negócio foi só um sonho! Mas, juro-vos, eu assustei-me a sério por um bocado...

- Certo dia, as nossas personagens estavam a falar de dentes e da higiene dental. Nenhum deles percebia muito daquilo, exceto o Rui. Então o Rui, sempre sabichão, explicou-lhes que era importante lavar os dentes depois de comer, senão os dentes podiam cair. O pássaro (que parecia uma mistura de Poupas com Tingo) ficou muito preocupado, porque como não tinha dentes, tinha medo que lhe caísse o bico! Mas o Rui continuou a sua explicação durante um tempo. Estava tão concentrado no que estava a dizer que quando acabou...já ninguém o estava a ouvir! O Rui não reparou que, entretanto, os seus amigos tinha saído para ir lavar os dentes. Ou o bico, no caso do pássaro...à custa deste episódio, pudemos ver a Bebé a escovar os seus dentes fofinhos de bebé. Foi muito bonito.

- Num episódio mais estranho, mas não maluco, aconteceu qualquer coisa que deixou o Bobi no cimo de uma árvore no quintal (ou algo assim). O Bobi estava um pouco aflito porque não sabia como descer. Lá em baixo, os seus amigos tentavam inventar maneiras de o tirar de lá. A certa altura, foram buscar qualquer coisa, mas não sei porquê o Rui apareceu sozinho no quintal pouco depois. O problema é que já tinha escurecido e ninguém conseguia ver bem sem luz natural. E o Bobi, que estava ocupado a pensar no seu problema, olhou de repente lá para baixo, viu o Rui por ali...e apanhou um susto, murmurando: "Um lobo!". Exato, um lobo; aparentemente, na escuridão, o Bobi viu o focinho cinzento do Rui e pensou que havia um lobo no quintal!

Uma(s) voz(es): ?

Uma(s) personagem(ns): Bebé; Bobi; Rui

Genérico:
(qualquer coisa, qualquer coisa)

(qualquer coisa) é uma gatinha alegre
O Rui, um ratinho sabichão
(qualquer coisa) um pássaro gigante
E o Bobi, cãozinho comilão

Vivem todos muito juntos
No cantinho da Bebé
O cantinho da Bebé
O cantinho da Bebé


Cantado por: ?

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Sempre bem-vindo! ;)

      A verdade é que nem desconfio. Aliás, se soubesse, provavelmente teria arranjado imagens ou vídeos. Já se sabe que com o nome original é mais fácil encontrar informações ou material sobre o programa em questão.

      Muito sucesso!

      Eliminar
  2. Está aqui o genérico deste desenho animado:
    https://www.youtube.com/watch?v=JEWMGtSmm04

    ResponderEliminar