sexta-feira, 10 de junho de 2016

Hércules

Imagens/vídeos: 



Informação: Este também não era um programa de televisão, mas um filme. Um Hércules de origem japonesa lançado pouco tempo antes do Hércules da Disney, que o ofuscou tanto este Hércules que lembrar-se dele em vez do da Disney é como tentar ver estrelas no céu quando o sol está a brilhar.

À parte da ofuscação, este Hércules era bem mais sério que o da Disney e, até certo ponto, era mais fiel à verdadeira lenda do filho de Zeus. "Até certo ponto" porque este também oculta os assassinatos de Hércules. Mas enfim; esta versão também tinha canções de qualidade e muita adrenalina. O filme tinha também uma estrutura curiosa: começava perto do nascimento de Hércules, acompanhava-o até às 12 tarefas que ele teve de executar e, depois, debruçava-se só sobre umas e passava as outras com uma montagem. Um pouco como o Karate Kid. O que faz sentido, senão o filme duraria horas e, quem sabe, talvez nem as crianças o aturassem. Para ser mais preciso, o filme acompanhava toda a jornada de Hércules para tratar do Leão da Nemeia, dos pássaros de Estinfale, das maçãs de Hespérides e do cão Cérbero.

E também ocultava o suicídio final de Hércules. Para sorte dos infantes que viram o filme. Algumas outras particularidades deste filme incluem o facto de Hércules tratar muitos deuses por "tu" (ok, Herc, nós sabemos que és meio-deus por seres filho de Zeus, mas à vontade não é à vontadinha, ok?!), o de a atriz Cláudia Cadima dar voz a todas as personagens femininas, praticamente sem exceção, e a sua duração invulgar - 40 e tal minutos.

Uma(s) voz(es): Carlos Macedo; Cláudia Cadima; Fernando Luís; Rui Paulo

Uma(s) personagem(ns): Alcmena; Apolo; Atena; Atlas; Copreus; Eurystheus; Hades; Hera; Hércules; Hermes; Megara; Menoetes; Nereu; Zeus

Genérico:
Há muito, muito tempo atrás
Um povo que na Grécia havia
Inventou para si
A sua mitologia

(qualquer coisa) em todo o mundo
Eram deuses pela sua voz
Que tinham poderes infinitos
Mas eram iguais a nós

Deuses e deusas
Da mitologia grega
Lendas vivas
Da nossa antiga História
Lá no céu
Em toda a sua glória
Deuses e deusas
Da mitologia grega



Interpretado por: Fernando Luís

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá. Como este post explica, isto não era propriamente um desenho animado; era um filme. Cortesia da Prisvideo. E não me lembro de isto alguma vez ter passado na televisão, em nenhum canal. Aliás, ele foi direto para vídeo (ou cassete, vá).

      Eliminar