domingo, 11 de março de 2018

Yamazaki plagiou Go West? (provavelmente não, mas...)

Ora viva.

Agora que, para o bem e para o mal, o plágio se tornou uma espécie de assunto recorrente na vox populi, gostaria de partilhar com quem estiver interessado uma sensação que me deu há uns meses (ou serão anos?), quando conheci a música Go West. Ou, pelo menos, a versão que os Pet Shop Boys fizeram desta música. A sensação em questão é a de que o genérico de Yamazaki soa bastante como a referida música! Para tentar demonstrar, fiz algo semelhante a uma montagem.


Por favor, notem que este post não pretende alimentar nenhuma discussão violenta acerca do fenómeno que é o plágio; simplesmente achei este pormenor curioso, pensei que seria divertido fazer uma montagem amadora e, naturalmente, ao ler um número considerável de cabeçalhos a falar sobre plágio, lembrei-me que já queria fazer esse post há um tempo. Sabem como é...as notícias e a sua Agenda-Setting Function. Não pretendo troçar de ninguém, sejam os que "atacam" os plagiadores ou os que os "defendem". O plágio, como a ação muito questionável que costuma ser, pode ser um assunto bastante sério e eu não pretendo tirar-lhe importância. Aconselho, contudo, pessoas que não sejam especialistas no assunto (como eu), a ler esta fonte e esta fonte como parte da sua reflexão sobre o que é plágio com dolo e o que não é. Não para tirarem uma conclusão em específico, mas sim para terem conhecimento de fatores que têm uma palavra a dizer no que toca a identificar plágio com dolo.

Posto isto, aqui está o que fiz. Digam lá, há semelhanças nas músicas ou não vos parece?


Não estou verdadeiramente convencido que os criadores deste anime tenham plagiado a música Go West. Nem tenho sequer conhecimentos de música para fazer algo como uma denúncia. Mas acho que é justo dizer que a semelhança é interessante...

3 comentários:

  1. Realmente ambas as músicas são muito parecidas, desde a progressão de acordes (que é a mesma) até à melodia. Nunca me tinha ocorrido isto :0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, um comentário de alguém que sabe falar "musiquês"! :D Muito obrigado, é bom saber que há mais alguém que concorda, mesmo não sendo eu um particular conhecedor do vocabulário musical.

      Eliminar
    2. Ahahahaha, sou só uma estudante :) Ora essa, a verdade é mesmo esta. Aproveito para dizer que gosto muito do blog, acho este tema deveras interessante. E é bom para alimentar o meu interesse sobre o passado da nossa televisão (principalmente no quesito anime), já que só tenho 15 :P Continua com o bom trabalho!

      Eliminar