domingo, 8 de dezembro de 2013

Yamazaki

Imagens/vídeos:





Informação: Tão esquecido e tão divertido…eu gostava muito deste desenho animado japonês, embora ele fosse um pouco brejeiro! Bem, o Yamazaki é um tampinha – não tem mais que um metro de altura – que quer ser dono do mundo. Quer o mundo todo para ele, mas claro que não consegue grande coisa. O máximo que ele alguma vez conquistou definitivamente foi um armário da sua sala de aulas. O Yamazaki tem um cão chamado Watanabe e mais uns quantos animais amigos dele que não falam. Neste grupo, podemos encontrar um elefante, uma toupeira, um crocodilo…é só escolher! Depois, o Yamazaki tem uns colegas menos megalómanos. Os que mais se destacam são o Takuya, a Kisaki e o Porcino. O Takuya é razoável, mas dá-se mal com o Yamazaki. A Kisaki é a menina do grupo e parece atrair os homens que dele fazem parte. Inclusive o Yamazaki, portanto. Já o Porcino é um rapaz baixo com nariz de porco. O Yamazaki tem ainda um avô e uma avó, que parecem não regular bem; fazem coisas muito estranhas. Havia muitos pormenores curiosos neste desenho animado. Um deles era o genérico final (não o inicial; esse eu reproduzi em baixo), arrepiante e que expressava o egoísmo megalómano do Yamazaki.

Alguns episódios
- O Yamazaki decide cozinhar e faz uma sopa. O aspecto da sopa é horrível, mas todos dizem que é deliciosa. Até os gastrónomos que a provam depois! E todos se perguntam como é que o Yamazaki fez uma sopa tão boa. Ele esconde isso até ao fim do episódio até descobrirem que o segredo é que...a água da sopa é uma água onde o Yamazaki toma banho. Eu não vos disse que este programa era brejeiro?

- O Yamazaki decide conquistar para si a sala de aula inteira. Para esse efeito, decide acabar com a reputação do Takuya, que é um dos mais populares da turma. Planeia, então, meter-se no "subsolo" da sala, chegar ao pé da secretária da Kisaki, soltar um gás pelo rabo (sim, soltar um gás pelo rabo!) através de um pequeno buraco que há no chão e fazer a Kisaki desmaiar. A ideia dele é culpar o Takuya pelo “acidente” e passar a ser ele o rei da turma. Mas que ideia, hem? No fim, acaba por se dar mal.

- Certa vez, o Yamazaki foi com os seus animais, amigos e avós para uma casa no campo ou na floresta. De repente, todos começaram a desaparecer, juntamente com alguns móveis! Acabam por sobrar o Yamazaki, o Porcino e o Takuya. Eles perguntam-se quem será o "criminoso" e o Yamazaki acusa o Takuya de ter feito todos desaparecer e comido os móveis por estar cheio de fome! No final desta história maluca – e cómica – descobrimos que, ao que parece, o pessoal estava só a sair para ir preparar uma festa para o Yamazaki! Acho que eram os anos dele...

Uma(s) voz(es): Jorge Pinto; Mário Santos

Uma(s) personagem(ns): avô do Yamazaki; avó do Yamazaki; Kisaki; Porcino; Takuya; Watanabe; Yamazaki

Genérico:
Yamazaki quer vencer
Ser herói, o mundo seu
Quantas guerras vais perder
Yamazaki, o mundo é só teu

Yamazaki quer vencer
Ser herói, o mundo seu
Quantas guerras vais perder
Yamazaki, o mundo é teu

Sonha com um reino seu
Ser um poderoso rei
Terras para conquistar
Em frente, por terra e mar

Junto com um batalhão
Nesse mundo de ilusão
Nada parece escapar
Vendo o mundo lá do ar

Yamazaki quer vencer
Ser herói, o mundo seu
Quantas guerras vais perder
Yamazaki, o mundo é só teu

Yamazaki quer vencer
Ser herói, o mundo seu
Quantas guerras vais perder
Yamazaki, o mundo é teu


Interpretado por: ?

19 comentários:

  1. Oh meu deus, este está de facto esquecido sim, nem há na net episódios :( Eu adorava, achava tanta piada ao Yamazaki. Fizeste o meu dia, até mesmo com a letra hehe Espero um dia conseguir fazer algo e depois posto aqui para ti :)
    Obrigado e boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback. Pode ser que um dia escreva aqui a letra da música que dava no final de cada episódio do Yamazaki. Lembras-te de como era? "Do mundo vejo o céu"(...)

      Eliminar
  2. Que bem que me recordo desta música! Lembro-me de ter feito gravações a cantar tanto a música de abertura como a música que dava no final. A música inicial consegui encontrar facilmente no youtube, mas infelizmente só em espanhol (https://www.youtube.com/watch?v=CA__vZ_C6a8). Da música final lembro-me bem do ritmo. Lembro-me de já a ter visto há uns tempos também noutro idioma no youtube, mas agora não consegui encontrar esse vídeo. Quanto à letra final em si apenas me lembro vagamente, pelo que poderá não ser bem assim (já lá vai tanto tempo e era tão novo na altura ^^) mas acho que era qualquer coisa como:

    "O mundo vejo no céu, ("Do mundo vejo o céu," ?)
    Tão fácil de conquistar, (Esta parte parece-me que era mesmo assim.)
    Um dia será só teu, (?)
    E o mundo poderei partilhar." (??? Aqui tenho muitas dúvidas, uma vez que o terceiro e o quarto verso são contraditórios.)

    Espero ter ajudado! Bons tempos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa memória! :) Agora, tem alguns erros, de acordo com o que eu me lembro; realmente já foi há muito tempo. Era capaz de jurar que a letra era assim:

      Do mundo vejo o céu
      Tão fácil de conquistar
      Um dia será só meu
      Não vou querer partilhar

      Do mundo vejo o céu
      Tão fácil de conquistar
      Um dia será só meu
      O mundo não vou partilhar

      Pois é...por isso é que eu escrevi no post que a canção expressava o egoísmo do Yamazaki. Lembras-te do resto da letra em português? "Vejo, no céu escuro / Vejo estrelas a brilhar"...*.*

      Eliminar
  3. Voltei a encontrar a música final em espanhol... mas não é a mesma coisa :( (https://www.youtube.com/watch?v=WxP6gbgVf-c)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo link, a sério! :D Eu só tinha ouvido a versão japonesa, sabes...esta agora sabe-me bem. Embora não tenha nada a ver com a letra portuguesa...pois é, isto eram bons tempos!

      PS: Já disse que um dia poria a letra da música final do Yamazaki e agora mais razões tenho para isso. Por isso, vou pôr dentro de uns dias (talvez para a semana que vem). Fica atento! ;)

      Eliminar
    2. Boas! De volta quase meio ano depois ^^

      Depois deste tempo todo sem aqui vir, até porque pensei que o blog não estivesse muito ativo, estou de volta para partilhar este vídeo que acabei de encontrar, com a música inicial. Este sim soube-me muito bem:

      (https://www.youtube.com/watch?v=gJIXS9lDZts)

      O vídeo só foi postado em 2015, mas bem antes de eu vir aqui... e mesmo assim nunca o tinha descoberto!

      Agora fica mais fácil descobrir os pequenos lapsos existentes na letra inicial aqui publicada. São eles, respetivamente:

      "no mundo seu" em vez de "o mundo seu";

      "Quantas guerras vais perder" em vez de "Quantas terras vais perder";

      "Sonha com um reino seu" em vez de "Sonha com o mundo seu";

      "Nada parece escapar" em vez de "Nada para te escapar".

      Ainda assim, excelente memória da letra! Tem piada que também sempre achei que fosse "quantas terras vais perder", mas com o vídeo dá para perceber bem que não.

      Agora fica só a faltar um vídeo com a música final em português... De qualquer forma, obrigado pela letra ;)

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Macacos me mordam, voltaste a arranjar um link com um vídeo que vale ouro! :D Muitíssimo obrigado por isto, estou a ouvir o vídeo e a sentir aquela energia que o genérico nos dava quando éramos pequenos. Grande genérico, sim senhor!

      Tenho andado ocupado até dizer chegas, mas dentro em breve vou corrigir a letra da canção. Se não te importares, até te cito como agradecimento no novo post do blog (está previsto para daqui a uns dias, mas é "só" para falar da atualização)!

      Já agora, cheguei a fazer um post com a LETRA da música final. Só a letra...mas é fixe. ;)(http://desenhosanimadosesquecidos.blogspot.pt/2015/12/yamazaki-apendice.html)

      Eliminar
    4. De nada! Eu também senti o mesmo...

      Quanto à citação estás à vontade e eu é que agradeço =)

      Já tinha encontrado por aqui a letra da música final e até agradeci no comentário anterior (provavelmente reparaste mas devo ter dado a entender que me referia à letra deste post). Confesso que dessa música não me lembrava de nada além da última quadra. Pelo menos para mim foi essa que ficou na cabeça. Se calhar porque era repetida e porque eu adorava quando começava essa parte.

      Entretanto, perguntei nos comentários ao vídeo da música inicial se o dono do canal tinha também a música final e se a poderia facultar. Isso é que era a cereja no topo do bolo :)

      Eliminar
  4. Eu ainda sei a música de cor! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente! Haja pessoas que se lembram (e gostam) do Yamazaki...

      Eliminar
  5. Eu lembro-me bem de ver o Yamazaki. Já não sei bem em que ano passou, mas acho que foi em 2001 ou 2002.

    O teu blog continua excelente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito agradável receber um elogio assim de alguém que tem um blog tão mais importante que o meu! :) Com mais conteúdo, mais imagens, mais...sei lá, tudo aquilo que a gente gosta. Mas suponho que é assim; cada um tem a sua identidade e ambos têm o seu valor.

      Tudo a sorte do mundo para ti e para o teu blog!

      Eliminar
  6. Eu estava no meu 6º ano e auto titulava-me Rei da Turma por causa do Yamazaki xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doces memórias, não é? :)

      Já agora...6º ano, dizes tu...portanto, devias ter uns 11-12 anos. Se não é indiscrição, em que ano nasceste?

      Eliminar
    2. Já nem me lembrava que tinha comentado isto. A rever yamazaki 5 anos depois, desculpa a demora!. Sou de 89, bem me lembro nesse ano de ver Doreamon mas estava mesmo ansioso era por ver Yamazaki que dava antes ou depois. Depois surgiu o desastre de entre os rios e durante uns tempos não dava outra coisa a nao ser notícias.

      Eliminar
  7. Alguem consegue arranjar a versao portuguesa da musica que passava no final " vejo no ceu" . Optimo trabalho. Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que parece que não consigo...já procuro há uns anos, e nada ainda.

      Eliminar