segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Kobby e os Oakey Dokeys

Imagens/vídeos:






Informação: Um desenho animado muito interessante e original com um genérico bem ritmado. Os Oakey Dokeys são criaturas estranhas de diferentes formas que vivem lá para uma árvore fora da cidade. Quando dormem, transformam-se em objectos como pentes, taças e anéis. Quando choram, começa a chover! No meio de tudo isto, há um rapaz normal, o Bobby. Ele é o melhor amigo de Kody, um dos Oakey Dokeys mais activos. O Kody e o Bobby têm o poder de se fundir e criar uma espécie de herói que pode voar: o Kobby. E costuma ser o Kobby que salva o dia. Ele tem vários poderes, entre os quais a capacidade de se transformar numa espécie de pequeno meteoro e voar pelos céus (embora os outros Oakey Dokeys também consigam fazer isso). Outro Oakey Dokey que se destaca é a Trinket. Ela é bonita e tem instino maternal, mas sofre por um amor que não lhe é correspondido (ela ama o Kody). No fim de contas, não sei se pense bem ou mal da Trinket, porque ela sempre se portou bem, mas há um episódio em que perde a cabeça e rapta a sua rival – Flower, de quem o Kody parece gostar. Há ainda uma personagem que nem aparece muito, mas é o principal vilão deste programa: o Sluga. Ele é uma espécie de morcego que tem não sei bem o quê contra os Oakey Dokeys. Também é um pouco trouxa, mas isso não faz dele menos vilão.  

Alguns episódios
- Para impedir que um empresário mau que trabalha com químicos – chamemos ao tal empresário “X”, já que eu não me lembro do nome dele - derrube a árvore onde vivem os Oakey Dokeys, o Kobby vem salvar o dia outra vez transformando-se num clone do X. Assim, ordena ao homem da demolição que pare. As suas palavras são “Tocas num ramo e estás despedido!”. O homem da demolição não percebe porque é que X mudou de ideias e pergunta-se “Será que o chefe andou a beber químicos?!”. Depois desta risota, o X e o Kobby encontram-se e discutem sobre qual deles é o verdadeiro X. Acabam por ir a tribunal…só que o Kobby tinha estudado bem a família do X e o tribunal diz que o Kobby é o verdadeiro X! O X é então expulso de casa e o Kobby fica a viver na casa dele! Finalmente, quando Kobby acha que o X já aprendeu a lição, devolve-lhe a sua vida, claro!

- O amigo gordinho do Bobby (que tinha a voz de Carlos Macedo) encontra uma flauta mágica que põe qualquer ser vivo a dançar sem parar. Decide usá-la para fazer o bem. Tanto que, quando o Sluga o vem chatear, o “gordinho” fá-lo dançar e dar umas cabeçadas num poste para aprender a não se meter com os bons! Zangado, o Sluga resolve trocar a flauta por uma parecida quando o gordinho não está a ver. Resultado: o gordinho vê dois buldogues a meterem-se com um pobre cão mais pequeno que eles, tenta ajudar o cão com a flauta…e não consegue! E tem de fugir dos buldogues! Mas tudo acaba bem no final.

- Há ainda o tal episódio de vos falei. Aquele em que a Trinket se passa e rapta a Flower. A pobre Flower não percebe a agressividade de Trinket, mas ela explica-lhe que é tudo por causa do Kody. Acontece que um pequeno Oakey Dokey testemunha o rapto. Mas a Trinket, ainda na sua loucura, apanha-o e prende-o dentro de uma garrafa de vidro que atira para uma árvore. E a garrafa fica presa nos ramos. O pequeno Oakey Dokey não sabe o que fazer, mas tem uma ideia: vai tentar fazer chover para o vento atirar a garrafa ao chão! Então, belisca-se e magoa-se para conseguir chorar. Quando chora, começa a chover e o seu plano dá resultado. No final de tudo, em vez de expulsar a Trinket, o Kobby prefere dar-lhe outro castigo: colar o anel (que é a Trinket quando está a dormir) à taça (que é o Baby quando dorme). Assim, quando a Trinket acordar, vai ficar colada a Baby, que tem uma paixão platónica por ela. E a Trinket não gostava que o Baby andasse sempre atrás dela.

Uma(s) voz(es): Adriano Luz; Carlos Macedo; Joel Constantino; Manuela Couto; Natália Luiza(?)

Uma(s) personagem(ns): Baby; Bobby; Flower; Kody; Sluga; Trinket

Genérico:
É pequeno, mas forte
Ele comanda a sorte
Vais gostar do Kobby
Do Kobby e dos Oakey Dokeys

Que miúdo, que histórias
Aventuras e glórias
Há magia no Kobby
No Kobby e nos Oakey Dokeys

Personagens de sonho e pesadelo
O Sluga é de meter medo
O (qualquer coisa) é belo

E em qualquer lugar
Vais olhar, parar
E seguir o Kobby
O Kobby e os Oakey Dokeys


Interpretado por: Joel Constantino

3 comentários:

  1. Andei atrás destes desenhos há anos! Eu sabia que não podia estar só a imaginar xD é pena não se encontrar o genérico em português :(
    Continuação de um excelente trabalho :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, o meu "testemunho" confirma o teu. O genérico era bem ritmado, não é verdade? :)

      Eliminar
    2. Sim, é verdade, ainda me lembro da música :D

      Eliminar