quarta-feira, 2 de março de 2016

Em Memória de Jorge Sequerra

Jorge Henrique Campião Nogueira Sequerra deixou este mundo.

Como acontece com os humanos, há muitos lados de Jorge Sequerra. O lado familiar. O amigo. O conhecido. O amante de teatro. E muitos mais. Mas nesses prefiro não falar, pois não os conheci. O lado com que estou mais familiarizado é, naturalmente, o das dobragens. Sim; Jorge Sequerra, ator de teatro, televisão e sabe Deus mais o quê, fez dobragens. Muitas dobragens? Talvez não, mas certamente mais do que se pensaria à primeira. Sequerra pode não ter chegado a ser omnipresente nas dobragens como o são, digamos, Ana Vieira, Peter Michael ou Bárbara Lourenço. O resultado é que dificilmente será tão lembrado quanto estes. Contudo, ouvidos mais atentos podem pensar que a relevância das personagens que dobrou é, de certa forma, inversamente proporcional à frequência com que dobrou.

Imagem disponibilizada pela edição online do jornal i.

Abstrato demais? Muito bem, passemos a coisas concretas. Aqui estão 4 programas nos quais Sequerra participou com a sua voz:

- O Jardim da Celeste 
(no papel de Pinguinhas)
- Recreio 
(no papel de diretor Prickly/Romão e outros)
- A Carrinha Mágica 
(no papel de Rafa)
- Ren & Stimpy 
(no papel de Sr. Cavalo e Super Tosta em Pó)

Pois é; por aqui também se vê que por vezes o que importa é a qualidade, não a quantidade. Porque mesmo não tendo dobrado tanto quanto outros, Sequerra teve papéis nestes desenhos animados tão importantes para a nossa infância. Ironicamente, em dois destes programas, ele foi depois substituído por outro ator ou veio substituir o ator anterior - em Recreio (substituído por Paulo Espírito Santo) e em A Carrinha Mágica (substituiu Carlos Macedo), respetivamente.

Seja como for, agora há que fazer aquela coisa muito difícil: falar da voz de Sequerra. É certo que quem já a ouviu não precisa de descrição. Mas para quem não ouviu...como descrever? Creio que podemos dizer que Sequerra tinha uma voz diferente e uma das poucas vozes profundas da dobragem portuguesa. Profunda no sentido de parecer uma voz vinda bem de baixo, como a voz de um baixo (baixo no sentido de tessitura, não de altura). Mas nem por isso era uma voz assustadora; era um baixo com muita ternura, que dava para parecer que era o nosso tio divertido. Além de que tinha umas risadas deveras expressivas. Quem não gostou de o ouvir rir no papel de Sr. Solo em Uma Vida de Inseto?

Creio que a melhor memória da voz dele que posso partilhar é esta: o saudoso episódio de O Jardim da Celeste em que o nosso Pinguinhas é comprado pela Celeste e pelo Sócrates. Disfrutem.

Só não tem a clássica canção Sou Pinguinhas, o regador...

Abaixo, uma lista com mais alguns programas que incluíram Sequerra no elenco da dobragem:

Catarina
Chobin
Gatos Rabinos
Mighty Max
Os Amigos de Ovide
O Gato das Botas
O Urso Teddy
Puzzle Park (adoro!)
Raio Azul
Sinbad

Vá em paz, sr. Sequerra. Vamos ter saudades.

4 comentários:

  1. Por incrível que pareça so hj soube da perda deste grande actor de dobragens ... recordo que tbm foi voz recorrente nas temporadas da Disney dos Power Rangers, sendo voz dos personagens Doggie Cruger (Power Rangers SPD), Dangeron (Power Rangers Força Mística) entre muitos, muitos mais ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é assim tão incrível. É certo que os fãs da dobragem se interessam muito pelos seus intérpretes, mas o problema é quase sempre o mesmo: não temos maneira de saber como anda aquela pessoa, pois eles não aparecem nas revistas cor-de-rosa, que é o que geralmente permite às pessoas "acompanhar" a vida dos artistas. Eu, por exemplo, ainda estou para saber o que é feito do dobrador Joel Constantino, de quem sou fã. Nem sei se ainda está neste mundo ou não, nem se ainda faz dobragens ou não, nem que idade terá...é complicado arranjar estas informações.

      Obrigado pelo feedback.

      Eliminar
    2. Verdade, o mesmo aconteceu com o grande Tó Semedo, ao qual muitos de nós só soubemos da sua morte muitos anos depois. O Joel Constantino é outro grande das dobragens portuguesas, a mítica voz que nos 90 recorrentemente ouviamos nos protagonistas (Jason dos Power Rangers, Leonardo das Tartarugas Ninja ... ). Se não me engano a ultima dobragem onde o ouvi foi nos primeiros episodios do Samurai X, em alguns cameos. Realmente anda já a algum tempo desaparecido, se algum dia descobres o seu paradeiro não deixes de postar na pag. =)

      Eliminar
    3. Pois é, às vezes tentar saber dos nossos dobradores favoritos é como tentar apanhar o vento com uma rede para borboletas. É a vida...no Samurai X, dizes? É bem possível, porque na altura em que esse programa passou no Batatoon eu ainda estava na primária. Mas lembro-me que, também durante a primária, ouvi-o neste desenho animado, que não sei se é anterior ou posterior: desenhosanimadosesquecidos.blogspot.com/2014/01/kobby-e-os-oakey-dokeys.html

      Essas vozes são icónicas, é certo, mas a ser sincero eu lembro-me mais do sr. Constantino pelas suas vozes ternurentas, como o Gaspar de O Jardim da Celeste, o Max de Os Tweenies e o Tico do Willy Fog. Enfim...se um dia souber dele, volto aqui para dizer qualquer coisa. :)

      Eliminar