quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Bendito regresso - Princesa Sheherazade

Em abono da verdade, já reparei nisto há uns tempos. Porém, só recentemente pensei que faz todo o sentido falar deste assunto neste blog. Então, vamos a isso.

Aqui há tempos, um canal de televisão resolveu repor o desenho animado Princesa Sheherazade na sua programação. Fiquei um tempo sem reparar nisto. Quando finalmente reparei, fiquei contente...e com receio! É que, como muitos de nós devem saber, não é a primeira vez que um canal de televisão repõe um desenho animado que outro canal transmitia anteriormente. A questão é que, nalguns casos, o canal que repõe o desenho animado mantém a dobragem anterior. Noutros...bem, noutros casos, faz-se uma dobragem completamente diferente. Muda-se as vozes, muda-se o nome das personagens...por vezes até se muda o genérico. Genérico - a palavra-chave deste post! É que, para quem sabe, o genérico português de Princesa Sheherazade é...como dizer...lindo! Simplesmente lindo! Tem uma canção com um ritmo espectacular, acompanhada de uma pequena "coreografia" de Sheherazade e o génio. A canção é muito bonita e a voz que a canta também! Ora, o meu receio...era que fizessem outro genérico para a Princesa Sheherazade! É que perder um genérico daqueles seria uma pena.


Imagem de Princesa Sheherazade


Mas, felizmente, mantiveram o genérico! E agora, para minha alegria, muitas crianças portuguesas mais novas - entre os quais os meus primos pequeninos - puderam ouvi-lo!


Que genérico...mas que genérico! Parabéns à cantora!


Digo com toda a sinceridade que me alegra saber que, daqui a uns 15 anos, as crianças de agora se vão poder lembrar deste genérico como um dos melhores da sua infância. É que é assim que eu o lembro. E acho muito bem elas poderem ver alguns bons desenhos animados que eu vi. Enfim...a quem quiser, resta apreciar esta pérola dos genéricos portugueses, uma canção especial cantada por uma boa voz (será a dulcíssima voz de Paula Seabra? Às vezes, quando o ouvia, era capaz de jurar que sim...embora não tenha a certeza.). Este desenho animado junta-se à lista dos desenhos animados cujos genéricos eram tão bons que há quem considere o genérico tão bom ou melhor que o desenho animado em si. Uma lista que já inclui desenhos animados como O Cavalo de Prata, O Pequeno Drácula e Roger a Jacto.

8 comentários:

  1. Muito bom dia Miguel!

    Em primeiro lugar parabéns pelo blog! Acho uma iniciativa muito engraçada, nada como apelar à nostalgia dos nossos tempos de miúdos.

    Vi que referias aqui o "Cavalo de Prata", a verdade é que também adorei esse genérico, mas não consigo encontrar a música em português em nenhum lado (e nem me recordo bem de quem a cantava, suspeito que seria o Toy mas...). Não terás por acaso acesso a essa música? Se sim, ficaria agradecido se me pudesses dizer onde a posso encontrar.

    Continuação de bom trabalho!
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva, Pedro. Muito obrigado pelo elogio à própria ideia do blog - uma ideia que me diz muito e que já me levou a criar dois blogs.

      À parte disso...bem, não te posso valer em relação à música em português. O máximo que te posso dar é o link do Youtube para a versão inglesa: https://www.youtube.com/watch?v=5GMhXpICNU4. Esta versão também é boa, espero que gostes...de resto, suspeito fortemente que não foi o Toy que cantou a música; era capaz de apostar que foi o actor Fernando Luís (também conhecido por "Jorge do Inspector Max").

      Finalmente, posso dizer que um dia hei-de postar algo sobre O Cavalo de Prata. O problema é que não me lembro do nome de nenhuma personagem...(excepto o nome "Tora", é claro)

      Eliminar
    2. Ah, sempre dá para matar saudades da música! Muito obrigado pelo link. Realmente talvez seja mesmo a voz do Fernando Luís!

      Fico agradecido pela informação e fica aqui a promessa de que se qualquer dia me cruzar com a versão portuguesa a colocarei aqui!

      Até lá cumprimentos e continuação de um bom dia!

      Eliminar
    3. Um post inteiro dedicado a "O Cavalo de Prata". Done! ;)

      Eliminar
  2. olá alguem teria a princesa sherazade em pt,ou espanhol quero muito essa serie aqui no brasil não exibe .meu imail uanderson36@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não encontro nem em inglês ;-;
      Uma vez encontrei em francês, mas já me esqueci onde, se já encontrou, poderia me dizer onde?

      Eliminar
  3. Teu dito, teu feito. Tenho 15 anos e agora ando aqui à procura feita louca de episódios em português desta série incrível, uma das mais mais marcantes na minha infância sem dúvida alguma, para reavivar memórias

    ResponderEliminar