sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Nome desconhecido (Lento Noca?)

Imagens/vídeos:





Informação: Vi poucos episódios deste programa, mas foi o suficiente para não me esquecer dele. O destaque era, claramente, o Lento Noca! E o que é um Lento Noca? Bem, é basicamente a versão castanha do Abominável Homem das Neves. Mas o Lento Noca era inofensivo. Aliás, chegava a ser ingénuo. E era essa ingenuidade que dava graça ao programa. É que o Lento Noca era capaz de não conseguir entrar na sua caverna mesmo que estivesse mesmo ao pé dela quando estava escuro. E fazia perguntas como “O que é uma moeda?”. Mais: uma vez assustou-se com um suposto monstro (que, no fim de contas, não era monstro nenhum). Logo ele, que é enorme e peludo! Pois é; para ajudar o Lento Noca a perceber certas coisas, havia a Ana. Ela era uma criança que visitava de vez em quando o Lento Noca e os seus amigos. E entre estes amigos encontravam-se um ouriço, um escaravelho e uma minhoca. Estes dois últimos também tinham o seu quê de divertidos; estavam muitas vezes juntos, mas não pareciam dar-se muito bem. Discutiam de tempos a tempos e o escaravelho tratava-a por “Jovem Minhoca”. Dizia isso tantas vezes que acreditávamos que o verdadeiro nome dela era realmente Jovem Minhoca! Todas estas personagens eram marionetas tipo Rua Sésamo. Se bem que, por vezes, quando a Ana cantava, mostravam imagens de pessoas de carne e osso ou desenhos.

Alguns episódios
- Para ensinar aos seus amigos como o dinheiro funciona, a Ana brinca às compras com eles. Em vez de moedas, usam cogumelos. Cada um compra o que tem a comprar e paga com os cogumelos, mas quando a Ana lembra ao Lento Noca que ele não pagou, pergunta-lhe onde está o dinheiro dele. O Noca responde: “Ora bolas; comi-o!”.

- A Jovem Minhoca tem um pesadelo e decide ir dormir ao pé do ouriço. O ouriço tem também um pesadelo e os dois decidem dormir ao pé do Lento Noca. Ele está a dormir e quando acorda diz à Ana que teve um pesadelo em que se picava e sentia cócegas. Claro que a Ana lhe explica que sonhou isso porque o ouriço estava realmente a picá-lo e a Jovem Minhoca a rastejar por cima dele!

- Uma vez, a Ana cantou uma canção acompanhada de imagens que falava sobre lendas como o unicórnio e a sereia. E o refrão era uma melodia com uma letra como: “Nunca ouvi falar de um Lento Noca”.

Uma(s) voz(es): Clara Nogueira; Emília Silvestre; Jorge Pinto; Paula Seabra

Uma(s) personagem(ns): Ana; um escaravelho; Jovem Minhoca; Lento Noca; um ouriço

Genérico: Instrumental

8 comentários:

  1. lembro-me perfeitamente da música.. pom porom pom pom! excelente blog muitos parabéns!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio, a sério! (apesar de eu só ter respondido agora...acho que publiquei o comentário e pensei que lhe tinha respondido mas não o fiz).

      De resto, já tem mais sorte que eu, porque eu não me lembro da música! :O Pois é...

      Eliminar
  2. Eu também me lembro mas quando falo no Lento Moça ninguém sabe.... Como se chamava os desenhos animados??? Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  3. Podem saber aqui mais sobre esta série: https://desenhosanimados-anos90.blogs.sapo.pt/nocamolinho-95955

    Infelizmente não existe quase nada sobre esta série na net.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma ótima contribuição de Desenhos Animados-anos90 para este blog. :)

      Realmente, quando se tem o nome do programa, é uma diferença da noite para o dia; foi só conhecer o nome "Slow Norris" e até já encontrei vídeos disponíveis no Youtube. :D

      Eliminar
    2. PS: Não estou a conseguir comentar sem ser como anónimo, não sei porquê...:P

      Eliminar
  4. Saudações,

    Recentemente publiquei um vídeo desta série, que infelizmente não está completo, no YouTube, em português de Portugal. F
    os meus pais gravaram alguns episódios em VHS, quando dava na RTP1 num programa semelhante ao ZigZag que apesar de não terem muita qualidade continuam a funcionar. Eu a minha irmã víamos essas séries quando éramos pequenos.

    Acho que não tenho o episódio com a música que referem. :(

    O link para o primeiro episódio postado é:
    https://youtu.be/Q26Iotw1ZqU

    ResponderEliminar